Na última quinta-feira (7) o diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Alberto Rocha, realizou trabalho de base no município de Brumado, averiguando as condições laborais, as demandas da categoria e a infraestrutura das agências, além de entregar o informativo O Piquete Bancário.
As agências da Caixa e do Bradesco apresentavam o mesmo problema: poucos bancários para suprir da demanda por operações, o que resulta em grandes filas e aumenta o risco de doenças ocupacionais.
No Itaú/Brumado foi constatado que ainda não havia condição de funcionamento em decorrência do incêndio que atingiu a unidade. Segundo informações, o fogo começou na central do ar-condicionado, nos fundos da agência, durante a noite da quarta-feira (6). Apesar da gravidade, as chamas não se espalharam para outros setores do prédio, contudo a unidade estava sem energia elétrica e com um forte odor de fuligem. Nesta sexta-feira (8), a agência voltou a realizar atendimento ao público, utilizando ventiladores para amenizar o calor.
“É preciso que ocorra uma investigação sobre o que ocasionou o incêndio, para que não volte a acontecer. Além disso, o funcionamento sem ar-condicionado desrespeita a Norma Regulamentadora nº 17 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Vamos cobrar para que o Itaú ofereça condições adequadas e que respeitem os trabalhadores bancários e os clientes”, afirma Alberto.