Na última quinta-feira (06), o SEEB/VCR realizou manifestações no Dia Nacional de Luta por Mais Contratações na Caixa com ações em todas as agências do banco público em Vitória da Conquista. Sindicatos de todo o país estiveram mobilizados para denunciar o descaso da CEF com seus funcionários e a sociedade.
A defasagem de bancários nas agências da CEF é um problema antigo que vem se agravando a cada dia. Apenas em 2015, três mil bancários foram desligados da Caixa Econômica através do Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA). A enorme sobrecarga se reflete no adoecimento da categoria e nas enormes filas enfrentadas pelos usuários dos serviços, que já relataram esperar até cinco horas para serem atendidos. A Lei dos 15 Minutos não é cumprida, e os bancários são obrigados a viver sob pressão constante.
Além dos diretores do Sindicato e dos funcionários da CEF, aprovados no último concurso e representantes de cursos preparatórios participaram da manifestação, exigindo maior agilidade da Caixa na convocação e posse dos concursados. Lorena Carneiro, uma das aprovadas no concurso de 2014, relata sua frustração. “Me sinto enganada. Eu e mais quatro concursados fomos chamados, fizemos os exames em maio, pagando as despesas com a viagem, e até então não tomamos posse”, desabafa.
Segundo o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, os bancários e a população devem continuar mobilizados. “Com as manifestações conseguimos evitar a privatização da Caixa, agora a luta é por mais contratações”, conclui.
Minuta entregue e início de negociações marcado
Na manhã da última terça-feira (11), o Comando Nacional dos Bancários entregou à Federação dos Bancos (Fenaban) a minuta de reivindicações da categoria da Campanha Salarial 2015. A primeira reunião de negociação foi marcada para o próximo dia 19, sobre o tema emprego.