Home / Realidade Bancária / Sindicato cobra uma política de prevenção do Covid-19 aos representantes dos bancos

Sindicato cobra uma política de prevenção do Covid-19 aos representantes dos bancos

Ações dos bancos, até o momento, não são efetivas para diminuir os riscos aos trabalhadores e à população.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveram reuniões, na última terça-feira (17), com representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Banco do Nordeste, Itaú e Santander para tratar da prevenção ao Covid-19 nas unidades da base territorial.
Nos encontros, os representantes sindicais exigiram dos gestores uma postura mais firme para evitar danos aos trabalhadores, que ficam expostos diariamente a um ambiente com grande circulação de pessoas.

Entre os pontos cobrados está o imediato afastamento de bancários que fazem parte do grupo de risco, que inclui asmáticos, diabéticos, doentes renais, fumantes, hipertensos e pessoas com problemas no coração. Para os demais, a diretoria demandou a limitação do contato físico, afastamento das mesas, restrição de aglomerações, de reuniões desnecessárias e de realização de cursos, já que é recomendado evitar o contato em distâncias inferiores a 1,5 metro.

Como precaução geral, o Sindicato requisitou a ampliação da rotina de limpeza das unidades, se possível com a contratação de mais trabalhadores para a execução do serviço. Além disso, os gestores foram lembrados da importância de disponibilizar para funcionários e clientes materiais de esterilização, como o álcool 70% em gel.

Por fim, os diretores solicitaram que os gestores das agências cessem a pressão por metas, tendo em vista que um ambiente estressante de trabalho pode aumentar os riscos de adoecimento devido aos efeitos do estresse no sistema imunológico dos funcionários.
“Há uma tensão muito grande na população por conta dessa pandemia e seus impactos socioeconômicos, para além da questão sanitária. Nos bancos não tem sido diferente, e para piorar, a categoria bancária tem lidado com a cobrança de metas abusivas. A Fenaban não se comprometeu a suspender a cobrança de metas, mas nós estamos pedindo que os gestores tenham bom senso nesse momento e lidem de outra forma com essa política”, aponta Paulo Barrocas, diretor do SEEB/VCR.

 

Comitê Nacional de Crise

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos criaram, nesta segunda-feira (16), um comitê de crise para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos, de acordo com a evolução da epidemia. Entre as reivindicações estão o trabalho em casa para todas as áreas possíveis, principalmente para bancários do grupo de risco e gestantes.

 

Covid-19 – CoronaVírus

Na última semana, a Organização Mundial da Saúde – OMS declarou pandemia do Covid-19, popularmente conhecido como o novo Coronavírus. A doença, que tem sintomas semelhantes ao da gripe, mas se torna letal para pacientes de risco, principalmente pessoas imunofragilizadas. Até a terça-feira (17), segundo a OMS, foram registrados mais de 179 mil casos no mundo, com mais de 74 mil mortes.

O vírus tem se expandido de forma rápida pelo mundo em meio a um cenário caótico. Na China, o primeiro epicentro, onde foram contabilizadas mais de 81 mil pessoas infectadas, o quadro segue se estabilizando após um plano nacional para garantir o isolamento do vírus, com a construção de hospitais, paralisação do setor produtivo e isolamento de cidades e população em quarentena.

No Brasil, nesta quarta-feira (18), a secretarias de saúde estaduais confirmaram 350 casos em 17 estados e no Distrito Federal, com duas mortes registradas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro onde a paciente tinha sintomas do Coronavírus. Na Bahia, com registro confirmados em Feira de Santana, Salvador, Porto Seguro e Prado, são 14 casos, segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab.

No início da semana o governador anunciou nas redes sociais e no Diário Oficial suspendendo as aulas na rede estadual, o cancelamento de todos os eventos públicos com mais de 100 pessoas, a higienização de todos os transportes coletivos, públicos e particulares e fiscalização das fronteiras terrestres e aéreas com aferição de temperatura das pessoas que estão vindo para o estado. Em Vitória da Conquista, a prefeitura também suspendeu as aulas na rede municipal e suspendeu eventos.

Vale destacar que no Brasil, as biomédicas Jaqueline Goes de Jesus, Ingra Morales, Flávia Salles e a farmacêutica Erika Manuli, pesquisadoras da Faculdade de Medicina da USP, decifraram a amostra do primeiro caso de infecção da Covid-19 na América Latina, em apenas 48 horas. No momento, as universidades públicas brasileiras se esforçam na tentativa de desenvolver a vacina contra o Coronavírus. Cuba, em solidariedade com as demais nações, mesmo sem enfrentar uma epidemia em seu território, além de enviar médicos capacitados para outros países, tem distribuído uma medicação antiviral que tem salvado vidas.

Veja Mais!

Crise oculta no setor bancário: Metas agressivas e jornadas extremas afetam a saúde mental dos bancários

Na última semana, bancários do Bank of America, segundo maior banco dos Estados Unidos, denunciaram …