Para celebrar os 57 anos de fundação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 19h, na sede do SEEB/VCR, um debate sobre as “Novas Tecnologias e as Mudanças no Mundo do Trabalho: desafios para os trabalhadores”. O evento terá a participação da palestrante e economista do Dieese/BA, Ana Georgina Dias, e um coquetel com música ao vivo.
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) tornam-se cada vez mais presentes no cotidiano de milhões de brasileiros. Sua interferência no ambiente organizacional tem tomado grandes proporções devido à transição da oferta de serviços presenciais para os virtuais, por meio da web ou de aplicativos para smartphones, por exemplo. Além disso, outra prática recorrente tem sido a contratação de prestadores de serviços bancários com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que trabalham em home office, facilitando a desvinculação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Uma história de luta
Durante quase seis décadas, o SEEB/VCR vem protagonizando importantes mobilizações em favor dos direitos dos bancários. Consolidou-se como um significativo instrumento de organização da luta categoria, além de desempenhar uma função social de relevância no que diz respeito à busca de melhorias que envolvem toda a sociedade. Atualmente a instituição conta com 905 filiados e abrange 45 cidades em sua base territorial.
Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, é essencial discutir questões que auxiliem na compreensão do atual cenário socioeconômico. “A história do nosso Sindicato tem sido de luta pela defesa e ampliação dos direitos da categoria, em busca de um país com mais e melhores oportunidades para todos. Neste momento, em que completamos 57 anos de fundação, vivenciamos grandes inovações tecnológicas que estão gerando mudanças nas relações de trabalho. Aliado a isso, enfrentamos um período de retrocessos com retirada de direitos e desqualificação das entidades representativas dos trabalhadores. Achamos de fundamental importância conversarmos sobre esses temas que podem nos ajudar a entender e nos posicionar frente à essa realidade. Contamos com a presença de todos para fortalecer ainda mais nossa entidade”, afirma.