Na manhã desta segunda-feira (8), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), Alberto Barbosa, Leonardo Viana e Paulo Barrocas, se reuniram com o promotor público, George Elias, para discutir e cobrar medidas sobre a política de atendimento praticada pelos bancos.
O encontro, realizado na sede da Promotoria, foi solicitado pelo Sindicato em razão do crescente número de reclamações da população, especialmente nos dias de pagamento de aposentados e pensionistas. Entre as principais queixas estão a demora do atendimento bancário por falta de funcionários, fechamento de agências, venda casada e a dificuldade de tratamento com os bancos.
Enquanto isso, os bancos continuam priorizando lucros exorbitantes, em detrimento da dignidade de seus trabalhadores e clientes, ignorando os impactos sociais dessas práticas. O presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, reforça: “Estamos levando ao Ministério Público as denúncias da população sobre a forma abusiva como os bancos têm organizado seus serviços: negando atendimento, impondo longas esperas e forçando a venda casada de produtos, sobretudo a idosos e aposentados. Esses problemas são gerados por conta do fechamento de agências e demissões, que aumentam a pressão por metas e, consequentemente, adoecem nossa categoria. Por isso, vimos a importância de levar essas situações ao Ministério Público Estadual para poder auxiliar a população a combater esses abusos e, também, mostrar a importância da manutenção do serviço bancário disponível ao público.”