Na manhã desta terça-feira (28), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação na agência Itaú/Francisco Santos denunciando o desrespeito do banco para com os funcionários e clientes.
Ver essa foto no Instagram
O Itaú é a maior instituição financeira do país e, somente nos nove primeiros meses de 2023, lucrou mais de R$ 26 bilhões.
Na contramão do rendimento financeiro, o banco desligou mais de 1.500 bancários de janeiro a junho e fechou 39 agências entre julho e setembro.
Agora, o Itaú anunciou o encerramento de mais 70 postos de trabalho em toda Bahia, o que demonstra, mais uma vez, a intenção de precarizar o atendimento e sobrecarregar os trabalhadores.
A decisão atinge diretamente os clientes, que, mesmo pagando tarifas e juros altos, são encaminhados para o autoatendimento, seja pelo aplicativo ou pelo caixa eletrônico, ou precisam enfrentar filas cada vez maiores.
Já as bancárias e os bancários que restam em atividade, são cotidianamente alvos de metas abusivas, assédio e excesso de trabalho, o que contribui significativamente para o aumento do adoecimento físico e mental na categoria.
É urgente que o banco Itaú devolva para a sociedade a justa parcela dos lucros arrecadados, suspendendo as demissões, aumentando o número de funcionários e agências, e oferecendo condições adequadas de trabalho e de atendimento.