Na última segunda-feira (7), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar da segurança dos Postos de Atendimento Avançado (PAA) da base territorial.
Participaram do encontro o presidente do Sindicato, Leonardo Viana, a diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR, Sarah Sodré, o presidente da Federação dos Bancários da Ba e Se, Hermelino Neto, o advogado conveniado ao Sindicato, Bruno Amazonas, o negociador da Fenaban, Adauto Duarte, e a analista da Fenaban, Paula Lins.
A reunião foi convocada após o SEEB/VCR notificar a Fenaban, e informar à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), sobre a expressiva falta de equipamentos e pessoal de segurança nos PAAs da região, principalmente do Bradesco. O Sindicato também havia ingressado com uma ação buscando resolver o caso judicialmente.
Os representantes da categoria bancária conquistaram um avanço, pois o assunto será debatido em mesa de trabalho específica entre a Contraf e a Fenaban, já que o problema é de interesse nacional. Em contrapartida, ficou acertado que o SEEB/VCR solicitará a suspensão dos trâmites judiciais.
“Conseguir mobilizar a Fenaban e a Contraf acerca da importância da segurança nos Postos de Atendimento é um fato muito relevante para a categoria, pois quem trabalha nestas unidades geralmente está mais isolado em relação aos grandes centros e, por consequência, mais exposto aos riscos de assaltos e sequestros. Embora os PAAs não possuam estrutura de cofre e tesouraria, os terminais de autoatendimento também guardam quantidade expressiva de numerário, podendo ser algo atrativo para ações criminosas. Por isso, discutir esse tema com a Fenaban e a Contraf é uma vitória para a categoria em todo o país”, considera Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.