Nos dias 3 a 6 de fevereiro, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) participou do Curso Nacional de Sindicalismo, através de seus diretores Carlos Alberto, Leonardo Viana, Sarah Sodré e a diretora da Federação, Vanessa Bianca. O evento, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ocorreu em Salvador e reuniu dirigentes sindicais de todo o país para debater temas relevantes para o movimento trabalhista.
O curso, que teve como objetivo aprofundar os conhecimentos dos principais líderes sindicais, abordou temas como a origem, história e concepção do sindicalismo, os desafios atuais do movimento sindical brasileiro, as inovações tecnológicas e o impacto da inteligência artificial, além das mudanças no mundo do trabalho, especialmente diante do desmonte da legislação trabalhista.
Confira a opinião dos diretores participantes
Sarah Sodré destaca a importância da formação para a atuação sindical: “O Encontro de Formação promovido pela CTB foi enriquecedor. A possibilidade de discutir temas que envolvem o trabalhador, a troca de informações com outros sindicatos de diferentes categorias, as discussões sobre as dificuldades da classe trabalhadora e as realidades de vários estados do país foram fundamentais. Os sindicatos seguem nas trincheiras, fazendo o enfrentamento ao patronato, aos legisladores que insistem na retirada de direitos e aos políticos que esquecem a quem representam e por quem foram eleitos.”
Carlos Alberto alega que a participação do Sindicato no curso reforça o compromisso da entidade com a qualificação de seus dirigentes em defesa dos direitos dos trabalhadores: “Em um cenário de constantes desafios para a classe trabalhadora, eventos como esse são essenciais para fortalecer a luta sindical e garantir a representação efetiva dos interesses dos bancários e bancárias da nossa região. Seguimos firme na nossa missão em defender os direitos da categoria, enfrentando os desafios impostos pelo atual contexto político e econômico, e buscando sempre a valorização de todos e todas.”
Leonardo Viana afirma que a promoção desses cursos é de extrema importância para a luta sindical: “A iniciativa da CTB em promover este curso de formação tem gerado muitos elogios dos sindicatos afiliados. Estamos em um momento em que se faz necessária a atualização das representações sindicais, principalmente sob os aspectos político, jurídicos e sociais das lutas coletivas e dos trabalhadores, para poderem prestar o melhor atendimento às categorias, mas também para conseguir traçar estratégias que ajudem a resistir ao cenário de constantes ataques contra trabalhadores e entidades sindicais. Apesar da extensão do curso, a avaliação sobre as mesas de debates propostas e o nível das discussões é muito positiva e pode contribuir muito para o fortalecimento e continuidade das lutas de trabalhadores e trabalhadoras.’’