Na última quinta-feira (7), os movimentos sociais e sindicais de Vitória da Conquista realizaram a mobilização do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, durante os desfiles realizados no 7 de Setembro. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou dos debates e esteve presente no protesto.
O ato, que acontece em todo país desde 1995, tem como objetivo levar às ruas e praças, os gritos ocultos e sufocados, silenciosos e silenciados, que emergem dos campos, porões e periferias da sociedade.
Este ano, o Grito trouxe apresentou à sociedade o tema: “Você tem fome e sede de quê? – A Vida em Primeiro Lugar!”. Uma pesquisa elaborada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), revelou que, em 2022, metade da população brasileira passou fome e, consequentemente, falta água potável de qualidade.
Além da discussão sobre a soberania alimentar, o ato também deu voz às lutas pelas crianças, pela diversidade étnica, sexual, social, gênero, cultural, terra e trabalho, justiça social, direitos, educação, cultura e territórios livres.
Infelizmente, em uma postura antidemocrática e evitando o diálogo com os movimentos, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, abandonou o camarote pouco tempo antes da chegada do Grito dos Excluídos e Excluídas.
Confira abaixo a fala do presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, no ato: