A Caixa Econômica Federal tem anunciado que irá abrir agências aos sábados, a partir do dia 18 de fevereiro. Na base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região as agências de Conquista, Itapetinga, Brumado, Poções e Livramento de N. Sra. serão afetadas.
O Sindicato dos Bancários é totalmente contrário a esta medida que desrespeita a Lei Federal nº 7.430 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que define a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal de seis horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas por semana.
A decisão inviabiliza o descanso semanal remunerado, previsto no Acordo Coletivo. A categoria bancária é uma das que mais sofre com os males da sobrecarga de trabalho, e isso se reflete na imensa quantidade de funcionários acometidos por doenças ocupacionais, sejam elas físicas ou psicológicas.
O pagamento do FGTS poderia ser feito em horário normal de funcionamento caso o banco, e consequentemente o governo, investisse na contratação de mais bancários. Contudo o que temos visto é o contrário: o estímulo ao fechamento de postos de trabalho com o Plano de Demissão Voluntária Extraordinário.
“Salientamos aos bancários que a adesão ao trabalho aos sábados não é obrigatória e que o Sindicato estará fiscalizando o processo para que não ocorra desmandos por parte da direção da Caixa, nem prejuízos para os funcionários”, afirma Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários.