Na manhã desta terça-feira (1), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região protestaram contra a demissão de uma funcionária do banco Itaú da Francisco Santos, em Vitória da Conquista.
No protesto, foi destacada a incongruência de um banco que lucra mais de 8 bilhões de reais no primeiro trimestre do ano, ao mesmo tempo em que vem precarizando o local de trabalho, demitindo funcionários e aumentando a sobrecarga de trabalho.
Leonardo Viana, Presidente do Sindicato, se manifesta contra essa situação:”Nesse ano já são quatro demissões sem justificativa de funcionários aqui na cidade. Não existe motivo para continuar demitindo funcionários, tendo em vista que o banco é recordista de lucros no país. Com o absurdo que ele cobra de seus clientes em tarifas bancárias, seria o suficiente para dobrar a quantidade de trabalhadores no Brasil. Portanto, é preciso que o Itaú pare imediatamente com as demissões, que ele respeite os seus funcionários, que respeite seus clientes e contrate mais bancários para que seja possível atender os clientes do banco.
O ato não passou despercebido e muitos dos clientes, que estava na fila de espera para o atendimento, tinham diversas reclamações sobre o banco. Rita Amaral, cliente do banco Itaú, reclamou para imprensa do SEEB/VCR, o descaso que ela vem passando todo mês com as longas filas e a falta de funcionários para atender toda a clientela: “Todo mês eu estou aqui, aqui tem idosos, pessoas com problemas de saúde e não tem uma cadeira onde a gente possa sentar. Quando está chovendo é pior ainda, e todo início de mês é isso. As pessoas não tem condições de ficar em pé e não tem funcionários o suficiente para nos atender. Não custa nada o banco aumentar o espaço e colocar os idosos dentro da agência, é uma questão de humanidade.”
Carlos Alberto, diretor do SEEB e funcionário do banco Itaú, : “Mais uma manifestação do Sindicato dos Bancários cobrando do banco e destacando a importancia de bancários e clientes se engajarem nessa luta pela melhoria das condições de trabalho com a contratação de mais funcionários para o banco Itaú.”