Home / Antiga / Sindicato ganha ação referente ao VAPAS do Baneb

Sindicato ganha ação referente ao VAPAS do Baneb

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, por meio do seu departamento jurídico, ingressou com uma ação na justiça referente ao pagamento da Vantagem Pessoal de Aumento Salarial (VAPAS).

Em 1979, o banco Baneb passou a pagar aos seus empregados a VAPAS, benefício que passou a ser registrado na carteira de trabalho dos seus empregados. Porém, sem nenhuma justificativa, o Baneb retirou o pagamento da verba no ano de 1984.

Diante disso, o SEEB/VCR entrou com um pedido de reestabelecimento do pagamento da verba, até então cortada do salário dos bancários, assim como solicitou ao Bradesco (sucessor do Baneb) a incorporação da verba ao salário dos funcionários.

Os pedidos foram deferidos na última sexta-feira (11) e o Bradesco foi condenado a pagar os valores retroativos da verba VAPAS de 2011 até hoje, como também integrar a verba ao salário, sob pena de multa diária de 100 reais por cada empregado em caso de descumprimento da determinação judicial.

Os beneficiários da ação são todos os bancários do antigo Baneb que laboram ou laboraram nas agências ou Postos de Atendimento Avançado (PAA) em Caatiba, Encruzilhada, Itambé, Itapetinga, Maiquinique, Potiraguá, e Ribeirão do Largo, admitidos antes do ano de 1984.

“Ainda cabe recurso por parte do banco, mas entendo que não haverá modificação da decisão, pois está baseada na jurisprudência dominante do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia”, afirma o advogado conveniado ao Sindicato, Bruno Amazonas.

 

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "