Na tarde da última terça-feira (11), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou de uma audiência, promovida pelo Cejusc do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com o intuito de firmar um acordo entre funcionários e a Caixa Econômica Federal.
O direito assegurado é resultado de uma ação, impetrada pelo escritório conveniado Higino e Amazonas, para o pagamento das 7ª e 8ª horas trabalhadas por tesoureiros e técnicos da retaguarda na base do SEEB/VCR. Nesta fase do processo, 19 associados foram beneficiados.
CEF não cumpriu o primeiro acordo
Inicialmente, a Caixa propôs um acordo que englobava 36 beneficiários e impeliu o Sindicato a realizar uma assembleia com estes bancários. Contudo, após a reunião e a deliberação da categoria pela anuência da proposição, o banco recuou e removeu os trabalhadores que atuaram como substitutos na função.
Diante do descaso da CEF, o SEEB/VCR determinou que um novo acordo só seria feito com a presença de um representante do TRT.
Buscando garantir o direito dos funcionários que não foram contemplados pelo documento, o Sindicato solicitou a reexecução do processo na Justiça.
“Após o SEEB/VCR se mobilizar para realizar uma assembleia com a maioria dos beneficiários e aprovar o acordo proposto pela instituição, a Caixa desistiu da proposta, o que gerou ansiedade e descontentamento entre os bancários. Agora vamos buscar dar seguimento no processo para garantir os direitos dos filiados que não entraram no acordo”, considera Alberto Barbosa, diretor Jurídico do Sindicato.