O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lançou oficialmente a Campanha Salarial 2015 na manhã desta sexta-feira, 21.
A diretoria do SEEB/VCR percorreu as agências bancárias do centro de Conquista, panfletando e informando a sociedade sobre os pontos de pauta da Campanha e a importância do apoio da população na luta por melhores condições de trabalho para a categoria e melhorias no atendimento oferecido aos usuários dos serviços nos bancos.
Os bancários estão reivindicando o reajuste de 16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.299,66 em junho), aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização e vales-alimentação e refeição maiores.
Apesar da crise econômica, os cinco maiores bancos do Brasil (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander) lucraram mais de R$18 bilhões somente nos primeiros três meses deste ano. Mesmo com o crescimento do setor, cada vez mais postos de trabalho são fechados, e os bancários se tornam vítimas frequentes de adoecimento, com altos índices de transtornos mentais e Ler/Dort.
“Iniciamos esta Campanha hoje e chamamos também a população para participar junto com a gente. Não só os bancários são explorados, mas a população também, e os lucros dos bancos só crescem a cada dia que passa. Esperamos que o cliente esteja conosco nesta luta”, afirmou o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas.
Para Sátia Paiva Lima, profissional do setor de serviços gerais, é preciso que haja mudança. “A gente enfrenta demora nas filas, vê que não há funcionários suficientes, e isso não pode continuar assim. Se a gente não lutar, como vamos vencer essa batalha? Eu acho que todos devem apoiar o movimento dos bancários”, conclui.
A mobilização continua com a realização de reuniões nas agências da base, convocando e esclarecendo os bancários sobre a importância da participação na Campanha, para que as reivindicações da categoria sejam efetivamente atendidas.