Apesar da diminuição da média móvel de mortes no Brasil, o risco de contaminação pela Covid-19 ainda é alto na categoria bancária.
A demanda intensa de atendimento e o ambiente fechado das agências fazem com que os trabalhadores dos bancos estejam expostos diariamente ao vírus. Prova disso, são os casos recentes de contaminação, como o que aconteceu na agência Bradesco/Vitória da Conquista na última semana.
Diante a ameaça de uma nova variante, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região salienta que, conforme divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina é a única forma segura e eficaz de prevenir a Covid-19 e TODOS os funcionários devem estar vacinados.
Mesmo após a imunização, os procedimentos de prevenção – como a utilização de máscara, lavagem das mãos ou uso do álcool em gel e a manutenção do distanciamento – devem ser mantidos rigorosamente no ambiente de trabalho.
No caso de aparecimento de sintomas, as bancárias e bancários devem, imediatamente, procurar um médico e comunicar a suspeita ao banco, como forma de preservar a saúde dos colegas e evitar problemas administrativos.
A diretoria ressalta que os casos de assédio para a manutenção do trabalho, diante da suspeita ou confirmação da contaminação, devem ser denunciados ao Sindicato para que sejam tomadas as providências legais.
“Apesar da pressão do banco e da gerência, a categoria precisa ter em mente que proteger a saúde e a vida sua e dos demais colegas, além de uma obrigação é um ato de solidariedade. Por isso, toda vez que sentir algum sintoma, o bancário deve procurar atendimento médico e comunicar ao banco. Caso não haja nenhuma providência, o Sindicato deve ser acionado imediatamente para que possa interceder na proteção da categoria e exigir o cumprimento das medidas de proteção aos funcionários na agência. É importante ressaltar que asseguramos o sigilo de todas as denúncias que chegam até nós, garantindo a segurança de quem denuncia”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.