O SEEB/VCR participa do Conselho Municipal de Saúde com o objetivo de contribuir com a gestão da saúde pública no município. Na reunião do último dia 14 foi apresentado o programa Saúde na Hora e Projeto de Credenciamento para implementação de equipe de Saúde da Família. Ainda sem informações suficientes para entender como funcionará na prática, o Conselho indicou a adesão à um programa piloto em Conquista para avaliação posterior sobre a viabilidade da execução.
Um ponto de tensionamento no Conselho diz respeito a uma denúncia recebida referente ao aluguel de um carro pelo hospital Esaú Matos, supostamente a preços abusivos.
Na ocasião, também foi feita a apresentação das mudanças no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e das contas dos quadrimestres da Santa Casa de Misericórdia, que será vistoriada pela comissão responsável para depois retornar à votação no Conselho. A próxima reunião será no dia 21 de agosto, às 14h.
“Ocupamos esse espaço pautando a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante lembrar para a categoria que, independentemente de termos plano de saúde, todos dependemos do SUS, desde o saneamento básico até as vacinas. O Conselho cumpre o papel de fiscalização e avaliação dos projetos implementados na cidade e o Sindicato tem contribuído para a defesa da saúde pública e das necessidades da classe trabalhadora”, destaca Giovania Souto, diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador.