Na manhã desta sexta-feira (15) o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma mobilização nas agências da Caixa Econômica Federal de Conquista para esclarecer a população sobre os ataques que a instituição vem sofrendo e sobre a importância deste banco público.
O ato faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa, que aconteceu simultaneamente em várias cidades do país na defesa da Caixa 100% pública, contra a venda das áreas mais lucrativas do banco, na defesa do seu papel social, por mais reconhecimento ao trabalho, por mais empregados já e pelo fim do assédio moral na empresa.
O governo Bolsonaro e a nova direção do banco vêm promovendo diversos ataques contra os funcionários e contra o caráter público da CEF. O principal objetivo é a privatização, já que o presidente do banco, Pedro Guimarães, anunciou que pretende fatiar a empresa, vendendo áreas que estão entre as mais lucrativas, como seguros, cartões, assets e loterias.
Na última semana foi divulgado que, Pedro Guimarães ordenou uma provisão de, aproximadamente, R$ 7 bilhões para cobrir perdas esperadas com calotes na carteira de financiamento imobiliário e a desvalorização de imóveis retomados pelo banco. Contudo, a inadimplência na Caixa é mais baixa que a dos demais bancos e a medida é vista como uma forma de diminuir o lucro apresentado pela CEF.