Nesta terça-feira (17), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região percorreu por agências da Caixa Econômica Federal de Conquista distribuindo um informativo e conversando com os colegas sobre a postura intransigente da CEF na mesa de negociação sobre o Saúde Caixa. A ação faz parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, promovido por diversos sindicatos e federações pelo país.
O banco mantém o posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados.
Caso se concretize, a determinação resultará na expulsão de milhares de trabalhadores, em sua maioria aposentados, do plano de saúde, como ocorreu em outras estatais que passaram por situações semelhantes de desmonte.
Por este motivo, é fundamental que as bancárias e os bancários estejam bem informados e mobilizados contra essa alteração no Saúde Caixa.
Na oportunidade, os representantes do SEEB/VCR também distribuíram um QR Code que direciona o acesso à pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB). O objetivo é analisar a relação entre os modelos de gestão adotados pelos bancos e o adoecimento dos trabalhadores do ramo financeiro. O formulário estará disponível até o dia 31 de outubro de 2023.