O Sindicato dos Bancários de Vitória Conquista e Região iniciou um roteiro de atividades pela base com o objetivo de esclarecer dúvidas em torno da reforma trabalhista, sancionada no dia 13 de julho pelo presidente Temer. A atividade já aconteceu nas cidades de Brumado, Barra da Estiva, Itapetinga e Paramirim, com a presença dos advogados conveniados ao Sindicato e com a distribuição de um informativo sobre as mudanças que estão previstas para entrar em vigor no mês de novembro.
A aprovação desta reforma é um marco de retrocesso para os trabalhadores. Em todo processo de crise do capital, os patrões pressionam os governos para que as relações trabalhistas possibilitem uma maior exploração da classe trabalhadora, mantendo os altos lucros e precarizando ainda mais o trabalho.
Para a categoria bancária, que já sofre com o alto índice de demissões, assédio sexual e moral no ambiente de trabalho e um elevado número de adoecimento, a reforma significa o fim dos concursos públicos e estabilidade no emprego. Prova disso é o normativo da CEF que, na semana seguinte à sanção da Lei, já alterou seu regulamento interno abrindo as portas do banco público para terceirização. “Para enfrentar os ataques que a nossa categoria e o conjunto dos trabalhadores vêm sofrendo por parte dos setores conservadores que visam manter e aumentar seus privilégios, o Sindicato de Conquista e Região está desenvolvendo reuniões nas agências de nossa base com o objetivo de avaliar a conjuntura. Nessas conversas temos a oportunidade de ouvir as opiniões dos colegas nesse momento difícil e e formular estratégias para garantir os empregos, resistir às retiradas de direitos e lutar contra o desmonte e a entrega das empresas públicas à iniciativa privada”, afirma Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.
Seguindo o calendário de atividades, os diretores do Sindicato ainda esta semana realizarão as reuniões em Vitória da Conquista, nas agências do Bairro Brasil, no dia 22, e na cidade de Poções, no dia 24.
Veja Mais!
SEEB/VCR reúne a categoria para debater violência contra a mulher
Fechando a semana que celebrou o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de …