Na manhã desta quarta-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve nas agências do Centro de Conquista conversando com os colegas sobre as negociações da Campanha Nacional 2024.
A mobilização fez parte do Dia de Luta Menos Metas Mais Saúde, que aconteceu em diversos municípios do país, com o objetivo de esclarecer sobre a realidade de adoecimento da categoria e pressionar os bancos contra a prática de modelo de gestão que vem afetando a saúde metal dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.
O Dia Nacional de Luta, antecede a quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban), no âmbito da campanha nacional da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A pauta do encontro será saúde e condições de trabalho, com foco na política de metas praticadas pelas empresas.
Segundo dados da Pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, realizada pela Secretaria de Saúde da Contraf-CUT, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), 80% dos trabalhadores bancários tiveram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Destes, quase metade estavam em acompanhamento psiquiátrico.
Confira como foi a mobilização no vídeo:
Ver essa foto no Instagram