Nesta sexta-feira (21), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou mobilizações em agências do Banco do Brasil de Conquista para alertar a população sobre os problemas gerados pelas reestruturações promovidas pelo banco.
Somente em Vitória da Conquista, 13 trabalhadores estão sendo transferidos arbitrariamente, provocando prejuízos financeiros e desestruturando a vida dos empregados, sem nenhuma negociação com os mesmos ou com os representantes da categoria.
Aos que não serão transferidos, restam o acúmulo de serviço, o adoecimento físico e mental, as cobranças de metas abusivas, o risco descomissionamento, perdas na remuneração e o medo de serem os próximos atingidos.
Para a população, que já enfrenta longas filas e um serviço precarizado, a redução do número de bancários vai piorar ainda mais o tempo e a qualidade do atendimento.
“O Banco do Brasil precisa continuar investindo nos pequenos produtores e na agricultura familiar, contribuindo com o crescimento de pequenas empresas e fomentando políticas públicas voltadas para a educação, cultura e esporte. Para isso é preciso que o banco respeite os seus funcionários, mantendo os direitos conquistados e um ambiente de trabalho adequado, e a contratação urgente de mais bancários para atender dignamente clientes e usuários”, afirma Paul Barrocas, secretário-Geral do SEEB/VCR.