Na manhã desta sexta-feira (2), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu uma reunião com os gerentes geral e administrativo da agência Bradesco/Vitória da Conquista.
Na oportunidade, os representantes da categoria debateram a conduta da gestão da unidade, após diversas denúncias de ameaças, cobranças agressivas e assédio moral.
O combate à exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras e metas abusivas é uma pauta constante do SEEB/VCR, pois é um dos principais fatores que influenciam na degradação de ambiente de trabalho e no adoecimento físico e mental.
Pesquisas apontam que o setor bancário está entre os que apresentam maior risco de doença ocupacional. De acordo com dados no INSS, as instituições financeiras são o setor econômico responsável pelo maior volume de gastos com benefícios acidentários. Totalizaram 5,73% do total de gastos entre 2012 e 2017. Já o Ministério Público do Trabalho (MPT) também traz dados relevantes: 21,20% do total de afastados por transtornos depressivos recorrentes no país são da categoria bancária.