Na manhã desta terça-feira (18), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) realizou uma manifestação na agência 270 do banco Bradesco de Vitória da Conquista. O objetivo foi denunciar a demissão de uma bancária do estabelecimento, evidenciando o descaso e desprezo da instituição com seus funcionários.
A ganância incessante de um banco que lucrou nacionalmente mais de 19,6 bilhões em 2024, 20% a mais em relação a 2023, mostra que a forma para atingir esses números é na base da exploração de funcionários e clientes. Nos últimos 12 meses, o banco fechou 2.200 postos de trabalho e encerrou as atividades de 1385 agências.
Esses cortes constantes sobrecarregam as bancárias e bancários restantes do Bradesco, sofrendo com a sobrecarga de trabalho, com as metas abusivas e com o aumento do risco do adoecimento físico e mental por conta do trabalho. Na base do SEEB/VCR, 80 trabalhadores foram afastados por adoecimento laboral em 2024.
Paulo Barrocas, diretor do SEEB/VCR, ressalta que: ‘’O Bradesco vem aumentando o seu lucro, o seu número de clientes, mas, em contrapartida, vem piorando o seu atendimento, com o fechamento de diversas agências e constantes demissões. Isso tem como consequência o adoecimento das bancárias e bancários pela sobrecarga de trabalho e a pressão constante para atingir as metas abusivas. Vale lembrar que o serviço bancário é uma concessão pública e os bancos têm a obrigação de respeitar seus funcionários e prestar um bom atendimento à população.’’