Home / Banco Itaú / Sindicato protesta contra o fechamento da agência do Itaú de Brumado

Sindicato protesta contra o fechamento da agência do Itaú de Brumado

Na manhã de hoje (31) diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estiveram presentes na agência do Itaú de brumado protestando contra o fechamento do banco na cidade. A instituição anunciou que no dia 7 de junho, a agência 6783, irá fechar as portas definitivamente, sendo transferida para Guanambi, na agência 7950.

Os banqueiros estão decidindo de forma abrupta encerrar suas atividades, sem considerar o impacto social que tal atitude pode causar. De Brumado a Guanambi, a distância é de cerca de 140 km, o que equivale a aproximadamente duas horas de viagem de carro.

Para os clientes do serviço, essa decisão é absurda. Tânia, usuária do serviço bancário do Itaú, expressa sua indignação: “Essa decisão terá um impacto de 99% na minha vida. Meu marido tem Mal de Parkinson e depende de mim, e eu realizo meus saques aqui. Quero saber o que o banco fará por mim, haverá algum ressarcimento? Fechamos contas que não pretendem sair de Brumado para vir para cá, e agora vai deixar a gente a ver navios?”

O banco chegou à cidade prometendo desenvolvimento e emprego, porém, deixou apenas apenas bancários e terceirizados desempregados, clientes sem o seu serviço e, a população, sem a única agência do Itaú na região. Essa tática de fechamento de agências e demissões não é nova e, em março desse ano, os dados apresentados pelo banco Itaú já se mostravam preocupantes. Foram 239 agências fechadas em todo o Brasil, com 1971 trabalhadores envolvidos. Deste cenário, apenas 74% foram realocados, 8% pediram demissão ou aderiram ao PDV e 18% foram demitidos.

Carlos Alberto, diretor do SEEB/VCR, repudia veementemente essa atitude: ” É revoltante saber que, mesmo com recordes consecutivos de lucros, a ganância ainda prevalece e prejudica toda uma população. Bancários, precisamos estar sempre vigilantes e mobilizados para garantir os nossos direitos. Diversos trabalhadores correm o risco de serem prejudicados, sendo transferidos para outras cidades e podendo sofrer demissões caso não aceitem a transferência para o município de Guanambi.”

Todos esses acontecimento se contrapõe com os altos lucros no qual o banco vem tendo. No início do mês de maio, foi divulgado o lucro líquido do Itaú recorrente ao primeiro trimestre, e houve uma alta de 14,6% sobre o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 8,435 bilhões. Leonardo Viana, Presidente do SEEB/VCR, destaca o prejuízo econômico no qual toda a região irá passar: ” O Banco Itaú já lucrou mais de 8 bilhões neste ano. Ele é o recordista de lucro neste país, o que evidencia sua falta de compromisso com seus clientes. Sabemos que esta agência é lucrativa nesta região e é importante que a população tenha conhecimento de que, além de ser lucrativa, ela desempenha um papel significativo na economia do município e da região, pois muitas empresas e clientes mantém suas contas e sua atividade financeira aqui nessa agência.”

Veja Mais!

Itaú Unibanco: Lucro recorde e falta de respeito aos trabalhadores

No primeiro semestre de 2024, o Itaú Unibanco atingiu um lucro líquido recorrente gerencial de …