
No aniversário de 165 anos da Caixa Econômica Federal, segunda-feira (12), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) realizou um ato nas agências do município, com panfletagem e diálogo com bancárias e bancários sobre temas centrais para o futuro do banco e dos trabalhadores.
Durante a mobilização, o Sindicato conversou com os colegas sobre os impactos do fechamento de agências, apresentou o abaixo-assinado contra o atual Programa Super Caixa e orientou sobre a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro.
Críticas ao Programa Super Caixa
Criado para substituir o Bônus Caixa e o TDV (Time de Vendas), o Super Caixa, programa próprio de remuneração da empresa, tem sido alvo de fortes críticas por parte dos empregados. O programa impõe uma série de condicionantes que, praticamente impedem o recebimento de comissões e bônus, gerando frustração, desmotivação e conflitos internos.
Mesmo quando o trabalhador atinge suas metas individuais, o pagamento pode não ocorrer caso a agência não alcance todos os indicadores estabelecidos, muitos deles fora da governabilidade das equipes. As regras foram impostas sem negociação com a representação dos empregados e têm provocado indignação em todo o país.
Eleição do Saúde Caixa e orientação sindical
Entre os dias 13 e 16 de janeiro acontece a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, um momento decisivo na defesa de direitos históricos ameaçados pelo teto estatutário e pelas constantes tentativas de redução do plano.
O Sindicato orientou os trabalhadores a participarem da votação, destacando sua posição em defesa da Chapa 2, ao mesmo tempo em que reafirmou o respeito à decisão individual de cada bancária e bancário.
Defesa da Caixa pública e da presença territorial
O ato também reforçou a defesa da Caixa enquanto banco público e estratégico para o desenvolvimento do país. O Sindicato alertou para os prejuízos sociais e econômicos causados pelo fechamento de agências, especialmente em municípios do interior, que perdem acesso a políticas públicas, crédito e serviços essenciais.
Além disso, o movimento sindical defende a recomposição da rede física da Caixa, a garantia das funções e remunerações, o fim do teto do Saúde Caixa e a implementação de políticas efetivas de promoção da igualdade racial e de gênero.
Aos 165 anos, a história da Caixa reafirma sua importância para o Brasil e reforça que não há futuro para o banco sem valorização dos trabalhadores, presença territorial e compromisso real com sua função social.
Sindicato dos Bancários Sindicato dos Bancários