O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou, na última semana, mais uma Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) dos ex-bancários da Caixa Econômica Federal, referente ao auxílio alimentação.
Os ex-funcionários que aderiram ao Programa de Adesão à Aposentadoria (PAA) da CEF, este ano, pleitearam a continuidade do recebimento do auxilio alimentação junto ao banco, que por sua vez, elaborou uma proposta de indenização em vez de continuar pagando o benefício. Por orientação do SEEB/VCR, cerca de 15 bancários aposentados firmaram o acordo com a Caixa, o que resultou no pagamento de mais de R$ 1 milhão em indenizações.
De acordo com o diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Sócrathis de Aguiar, foi feito um estudo minucioso da proposta feita pela CEF. “Nós fizemos a análise da proposta do Programa de Adesão à Aposentadoria e dentre os pontos levantados pela Caixa havia esta CCV do auxílio alimentação. Orientamos a adesão à CCV por, no nosso entender, ser vantajoso para este grupo. Não havia qualquer risco, já que o texto estava bem claro, indicando que o pagamento seria feito pela Caixa, e não responsabilidade do ex-funcionário que aderiu ao PAA“, afirma.
O bancário aposentado Valdemir Dias participou da conciliação e reconhece a importância da orientação feita pelo SEEB/VCR. “É fundamental ter esse apoio do Sindicato, senão a gente estaria perdido, teria que entrar com acordo individual, cada um com seu advogado. O papel do Sindicato é extremamente importante nestes momentos”, conclui.