Neste 1º de Maio, dia que marca a luta da classe trabalhadora em todo mundo, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu, na AABB de Brumado, um espaço de integração para a categoria, amigos e familiares.
A comemoração teve início com um torneio de futebol soçaite, que contou com a participação das equipes Banco do Brasil, Bradesco e BNB. “Realizar atividades como essa é bem importante. Em um torneio como esse a gente tem a rivalidade em campo, mas sabemos que fora de campo a nossa luta é a mesma em defesa dos direitos dos bancários”, aponta Edvaldo da Silva Junior, Bradesco/Brumado.
O dia 1º de maio, dia internacional dos trabalhadores, celebra as lutas históricas pela construção de um mundo mais justo para aquelas e aqueles que cotidianamente se dedicam a produzir a riqueza do mundo. Neste ano, diante de tanto ataques e retiradas de direitos o fortalecimento da resistência se faz mais que necessária. Estamos vivenciando, mais uma vez, os patrões e sua gana por acumular lucros cada vez maiores, prepararem um projeto de enriquecimento às custas da vida daqueles que trabalham duro.
A categoria bancária, que já vive uma rotina de intensa exploração, com cobranças de metas abusivas, redução de postos de trabalho e consequentemente um acúmulo tarefas, passará a sentir isso de forma ainda mais profunda caso esse projeto, já em curso, se concretize.
Diante disso, torna-se necessário buscar formas de aproximar bancárias e bancários para construção tanto da luta da categoria quanto a unidade da luta com os demais trabalhadores contra os retrocessos que estão colocados, como a reforma da Previdência, por exemplo.
Através da confraternização, o Sindicato dialogou com a categoria sobre os perigos da aprovação desta reforma. Durante o almoço, ao som de Narjara Paiva, a categoria e familiares aproveitaram o momento de lazer e puderam se integrar com os demais colegas.
“Com toda essa situação vamos precisar ficar fortes e unidos, cada vez mais. Por isso é muito pertinente uma confraternização como essa, para integrar e unir forçar contra esses ataques que estão vindo. Ter uma atividade como essa em Brumado se faz pertinente porque é uma cidade com uma grande quantidade de bancários e tem uma região próxima, ao trazermos atividades para aqui estamos nos aproximando desses bancários que nem sempre conseguem se deslocar para os eventos em Vitória da Conquista”, destaca, Alberto Rocha, diretor Regional de Brumado do SEEB/VCR.
Confira aqui as fotos do evento.