Nesta quarta-feira (25), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o segundo dia de reuniões sobre o Saúde Caixa. Foram contempladas as agências CEF/Candeias, CEF/Poções e no setor da GIGOV da CEF/Vitória da Conquista.
Os encontros contaram com a participação da coordenadora da Comissão de Empresa dos Empregados da Caixa (CEE CAIXA), Fabiana Uehara, que abordou as ameaças que estão postas ao Saúde Caixa.
A Caixa insiste em limitar sua participação no custeio do plano de saúde a 6,5% da folha de pagamento. Este formato foi implantado pelo governo Temer e mantido na gestão de Bolsonaro. O teto impede a manutenção do modelo de custeio 70/30, que define que o banco entra com 70% dos custos e os outros 30% são bancados pelos empregados e empregadas.
A mobilização das funcionárias e dos funcionários é fundamental para pressionar a gestão do banco público, garantir a manutenção dos princípios de mutualismo, solidariedade e o pacto intergeracional, e impedir o enfraquecimento do Saúde Caixa.
Reuniões continuam
Quinta-feira, 26 de outubro:
Agência Livramento;
Agência Paramirim;
Agência Brumado.
Sexta-feira, 27 de outubro:
Agência Itambé;
Agência Itapetinga.