Home / Bradesco / Sindicatos apresentam denúncias de assédio moral ao gerente Regional do Bradesco

Sindicatos apresentam denúncias de assédio moral ao gerente Regional do Bradesco

Na tarde da última quinta-feira (10), o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, e o presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, Fabiano Miranda, estiveram reunidos, com o gerente Regional do Bradesco, Francisco Januário Lima, para apresentar demandas da categoria.

Os representantes dos funcionários relataram a forma desrespeitosa como assessores da Gerência Regional tem abordado os gestores para cobrança por metas e resultados, o que reflete diretamente no tratamento aos demais trabalhadores nas agências. As denúncias feitas pelos colegas revelam atitudes desproporcionais, que tem tornado o ambiente de trabalho insuportável.

A diretoria do SEEB/VCR já tentou resolver a situação de forma institucional, realizando reuniões na agência, inclusive com a exibição de um vídeo educativo sobre assédio moral, e vem promovendo atos públicos para expor os casos.

Estudos apontam que a cobrança abusiva por metas, sendo elas muitas vezes inalcançáveis, em conjunto com a sobrecarga de trabalho, são as principais causas de adoecimento físico e mental entre os trabalhadores bancários. Por isso a categoria está entre as que possui o maior risco de acidente de trabalho ou doença ocupacional no Brasil: apenas em 2022, a categoria bancária foi responsável por 25% dos afastamentos acidentários e 4,3% dos afastamentos previdenciários.

O gerente Regional informou que vai reunir a equipe para reforçar as orientações quanto a necessidade de promover o ajuste nas condutas para evitar esse tipo de conduta.

“Temos observado o aumento no número de denúncias em relação aos abusos na cobrança pelo cumprimento de metas, tanto por parte de alguns gestores, quanto por parte da assessoria da Gerência Regional. O Sindicato está ciente das situações e tem buscado meios de evitar que esse tipo de assédio continue a acontecer. Esperamos que as gerências da Regional e das agências entendam a importância de adotar práticas de gestão das metas que sejam aceitáveis e, quanto antes, promovam medidas para acabar com esses abusos e reestabelecer um ambiente de trabalho saudável para todos”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

 

Editada no dia 15/10/2024.

Veja Mais!

SEEB/VCR orienta aos bancários e bancárias pela não adesão à CCV

A Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) do Itaú é um espaço onde ex-funcionários, representantes do …