Na manhã desta sexta-feira (18), o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, participou, juntamente com Fabiano Miranda, presidente do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, com Paulo Eduardo Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região e com Rodrigo Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, de uma reunião com o gerente Regional do Banco do Brasil, Flávio Pedroso. Também participaram o gerente do Gepes Nordeste, Marcelo Barquet, e os assessores da Gepes/BA, Caroline Rohenkohl e Klebsson Côrtes.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais expuseram aos representantes do banco diversos problemas averiguados durante o trabalho de base. Foi denunciado, por exemplo, o ranqueamento de funcionários, com exposição de nomes, o que é irregular e descumpre cláusulas estabelecidas no Acordo Coletivo (ACT) na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Além disso, também foi colocado em pauta a prática de cobranças abusivas de metas, a falta de funcionários, a insuficiência de agências, o acúmulo de serviços e a ansiedade gerada pela possibilidade de descomissionamento, o que vem acarretando o adoecimento dos trabalhadores.
Demandas específicas de cada região também foram apresentadas. Leonardo, por exemplo, abordou a vaga de gerência que estava bloqueada no BB/Olivia Flores, a falta da função de assistente nas agências e a falta de tempo de intervalo e espaço de ambiência no SAC/CRBB .
“Essas reuniões são importantes, pois temos a oportunidade de encaminhar as demandas que recebemos da categoria durante as nossas visitas às agências ou mesmo pelos nossos canais digitais. Assim, podemos tratar com mais celeridade os problemas pontuais e deixar registradas as questões mais gerais, para que sejam feitos os encaminhamentos e resoluções. Por isso, saímos esperançosos de ter as nossas demandas tratadas pelo BB a partir dessa reunião”, conclui Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.