Sabe qual a razão do Sindicato combater a terceirização? Pelo descaso com que os trabalhadores passam a ser tratados nesse sistema de emprego. Quer um exemplo? Há cerca de dois meses, trabalhadores terceirizados que prestam serviços de limpeza e manutenção em agências bancárias do BB estão sem receber pagamento.
As denúncias feitas ao SEEB/VCR foram de bancários das cidades de Itapetinga e Itaratim, sensibilizados com a situação dos colegas que vêm trabalhando sem salário. O Sindicato foi verificar a situação e notou que, além do atraso de pagamentos, há pressão por parte de alguns administradores do banco para que os trabalhadores continuem desempenhando suas funções mesmo sem receber. A ameaça é que, caso haja paralisação e seja mudada a empresa, os terceirizados não seriam recontratados, situação que já acontece com os vigilantes que trabalham para o banco.
“Essa situação que está acontecendo no Banco do Brasil também acontece em universidades e em outras empresas públicas que admitem a terceirização. Todos nós, trabalhadores, somos afrontados com essas omissões e desrespeitos. Direitos básicos, conquistados por meio de muita luta, estão sendo negados a categorias inteiras! Não podemos aceitar”, denuncia o diretor de Imprensa e Comunicação do SEEB/VCR, Alex Leite.
O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia acionou o Ministério Público e está com uma reunião agendada para próxima terça-feira (17) para discutir a condição dos terceirizados.