Representar os interesses dos trabalhadores de forma independente e autônoma, livre dos interesses partidários, empresariais e dos governos. Esta deve ser a busca cotidiana para que os sindicatos ocupem o seu lugar na sociedade, visando sempre a evolução das conquistas sociais e a formação de uma consciência crítica e revolucionária na construção de uma sociedade com igualdade de condições de sobrevivência para todos.
Nos 56 anos de existência, nem sempre o SEEB/VCR esteve alinhado com os interesses gerais dos bancários que representa. Orientações políticas, ideológicas ou mesmo econômicas, muitas vezes, foram colocadas à frente dos verdadeiros desejos da classe trabalhadora. No entanto, o Sindicato continua sendo fundamental para que as lutas dos trabalhadores pela manutenção dos seus direitos e pela conquista de novas reivindicações sejam organizadas e consigam mobilizar o maior número de trabalhadores em torno de objetivos comuns.
Para que qualquer sindicato possa exercer o seu papel, não adianta apenas possuir um estatuto prevendo as diretrizes que a entidade deve seguir. Somente com a participação efetiva dos seus representados, por meio de todos seus canais de acesso, discutindo, propondo alternativas e construindo, em encontros, assembleias, congressos e, principalmente, nos locais de trabalho, quais e como serão as lutas que deveremos enfrentar para seguir em busca de melhores condições de vida e trabalho para todos.
Veja Mais!
Editorial: Construindo um novo amanhã, por Sarah Sodré
Por Sarah Sodré, vice-presidente do SEEB/VCR. Quisera que todos os dias fossem de reflexão e …