Home / O Piquete Bancário / Editorial / Editorial: tragédia anunciada

Editorial: tragédia anunciada

Assassinato em massa. Assim pode ser chamado o fato que ocorreu em Minas Gerais, na última sexta-feira, contabilizando dezenas de vítimas fatais, além de prejuízos incalculáveis para o meio ambiente e para economia regional. Podemos dizer que foram executados por assassinos em série, avaliando o modus operandi e as características do crime.
Esta tragédia tem relação direta com a catástrofe de Mariana, onde, em 2018, a barragem de rejeitos da mesma mineradora causou mortes e destruição.
Privatizada por FHC e atuando sem a fiscalização necessária, a nova Vale do Rio Doce poluiu o rio que levava seu nome, matou pessoas e deixou milhares sem moradia, sem perspectiva de reconstruir as vidas da forma que levavam antes do desastre.
Após mais de três anos do crime cometido, os executivos da empresa e os grandes acionistas continuam desfrutando dos lucros obtidos graças à exploração desenfreada dos trabalhadores e dos recursos naturais do país. Desrespeitando as leis, distribuindo propinas e utilizando de recursos jurídicos infindáveis, os ilustres empresários escapam da cadeia e de ressarcir financeiramente, de forma justa, todos os prejuízos causados pela ganância e insensatez.
Que mais esta tragédia não fique impune, e que as trabalhadoras e trabalhadores possam ser lembrados como as últimas pessoas que morreram desta forma. Que fatos como esse não virem apenas notícias corriqueiras.

Veja Mais!

Editorial: Construindo um novo amanhã, por Sarah Sodré

Por Sarah Sodré, vice-presidente do SEEB/VCR. Quisera que todos os dias fossem de reflexão e …