Nesta quinta-feira (13), bancários e bancárias de todo o país aprovaram a minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2024. As pautas foram definidas entre os dias 4 e 9 de junho, pelos 632 delegados e delegadas que representaram a categoria durante a 26º Conferência Nacional dos Trabalhadores de Ramo Financeiro.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, participou da Conferência, e faz suas considerações sobre o encontro deste ano:‘Durante a Conferência Nacional, tivemos a oportunidade de apresentar as demandas e problemas que as bancárias e os bancários enfrentam em nossa base de atuação. Participamos de todos os debates de análise de conjuntura, visando entender o momento atual, buscar soluções e estratégias para melhorar as condições de trabalho da nossa categoria e de toda a população. Iniciamos a unificação de nossas reivindicações nas conferências estaduais, culminando para a Conferência Nacional. Esta é uma construção coletiva, onde todos tiveram a oportunidade de participar (Consulta Nacional dos Bancários), resultando em uma minuta de reivindicações que já foi aprovada por meio da assembleia no dia 13 e será entregue pelo Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional do Bancos (Fenaban), na próxima terça-feira (18). Agora, todas e todos temos o compromisso de ajudar na mobilização das bancárias e bancários em todas as agências, para juntos e com muita unidade, melhorarmos as condições de trabalho, mantermos o que já conquistamos e avançarmos ainda mais. O nosso futuro é uma construção coletiva!
Confira abaixo a pauta aprovada pela categoria:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;
- Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;
- Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
- Ampliação da sindicalização;
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.