Com o tema “Esperançar o Brasil pela vida, democracia e direitos”, o 5º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) começa nesta quinta-feira (12/8) e segue até sábado (14). O evento, que ocorrerá no formato híbrido, contará com a participação de cerca de três mil filiados, sendo que presencialmente, será permitida a participação apenas de 30 pessoas.
O V Congresso acontece em um momento importante para o país, em meio a um ambiente de grave crise sanitária, econômica, política e de sucessivos ataques contra a classe trabalhadora.
“Nosso congresso ocorre em meio a mais grave crise já vivida no Brasil. A política de restauração neoliberal inaugurada pelo golpe de Estado de 2016 e radicalizada pelo governo neofascista de Jair Bolsonaro agravou ainda mais a situação”, afirmou o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.
Ele destaca que a conjuntura “impõe a formação de uma ampla frente social e política para deter a crise sanitária, intensificar a campanha Fora Bolsonaro, afastar o genocida do Palácio do Planalto, mudar a política econômica e promover a recuperação da economia e do emprego”.
Seminário internacional
O5º Congresso da CTB será aberto nesta quinta-feira (12), com seminário internacional sobre a crise global do capitalismo e o futuro do trabalho. O evento reúne lideranças sindicais e políticas da FSM e outras organizações internacionais.
Confira a programação:
9h10 – Abertura: Nivaldo Santana – Secretário de Relações Internacionais – 10 min
Coordenação, Mesa: Luiza Bezerra – Secretária de Juventude da CTB Nacional e Membra do Comitê Mundial da Juventude da FSM; Lúcia Maia – Presidenta da Flemacon e Dirigente da Direção Nacional
9h20 – Seminário Internacional: Crise global do capitalismo e o futuro do trabalho
Palestrantes: (60 minutos) (CGTP-IN – Portugal) – João Barreiros – Secretário Relações Internacionais (PIT-CNT – Uruguai) Marcelo Abdala – Secretário Geral (FNIC -França) – Manu Lepine – a confirmar (Cesit-Unicamp- Brasil) – Prof. José Dari Krein
10h20 – Vídeos internacionais (4 vídeos de 3 min = 12 min):
1. CGTP/Peru – Carmela Sifuentes – Vicepresidente
2. FSM/Cuba – Ernesto Freire
3. CGTP-IN/Portugal – Isabel Camarinha
4. FSM/Argentina – Ernesto Quiqui
10h32 – Falas: (10 falas de 5 min = 50 min)
1. Vicente Paulo de Oliveira Selistre – Secretaria de Relações Institucionais
2. Carlos Augusto Muller – Secretaria de Relações Internacionais Adjunta
3. José Divanilton Pereira – Vice-presidente
4. Mário Teixeira – Diretor de Assuntos Jurídicos
5. Aurino Pedreira – CTB Nacional
6. Alberto Broch – CTB Nacional
7. Ubiraci Dantas – Presidente CGTB
8. João Batista Lemos – CTB Nacional
9. Beatriz Calheiro – Secretária de juventude do SINTEAM e da CTB AM
10. Celina Areas – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora
11h22 – Vídeos internacionais (5 vídeos de 3 min = 15 min):
1. Sec. Geral FSM/Grécia – George Mavrikos
2. Sindicato dos Portuários/Espanha – Jordi Aragunde
3. FSM/Nicarágua – Miguel Ruiz
4. Central Socialista Bolivariana dos Trab. Venezuela/Venezuela – Jacobo Torres
5. LAB/País Basco – Txente Rekondo – Dep. Relações Internacionais 11h40 – Considerações Finais: (5 minutos X 5 palestrantes = 25 minutos) (CGTP-IN/Portugal) – João Barreiros – Secretário Relações Internacionais (PIT-CNT – Uruguai) Marcelo Abdala – Secretário Geral (FNIC – França) – Manu Lepine – a confirmar (Cesit-Unicamp- Brasil) – Prof. José Dari Krein 12h05 – Encerramento – Adilson Araújo – Presidente Nacional da CTB
Fonte: FEEB/BaSe