Após quase seis meses de intensa luta da categoria e do movimento sindical, o Ministério da Saúde incluiu, na última terça-feira (6), os bancários entre os trabalhadores prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a presença de representantes do Comando Nacional dos Bancários. Até o final da semana o informe técnico que incluiu os funcionários dos bancos será formalizado, juntamente com os trabalhadores dos Correios.
A união dos trabalhadores bancários foi fundamental para essa conquista, com mobilizações regionais, estaduais e nacionais.
Desde o início da pandemia, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região tem atuado para proteger a categoria, que manteve o atendimento essencial à população. Primeiramente, foi solicitado às prefeituras da base a testagem dos trabalhadores, como aconteceu em Conquista.
Com a chegada das vacinas, a diretoria do SEEB/VCR reivindicou ao poder público a inclusão da categoria na fase 4 do PNI e se articulou com vereadores para garantir recomendações das câmaras municipais, como aconteceu em Conquista, Itapetinga, Poções, Brumado, Anagé e Planalto, entre outras.
O Sindicato também promoveu uma campanha na base territorial, com manifestações, utilização de carro de som, anúncio em outdoors, entrevistas à imprensa, carreata e distribuição de adesivos e camisetas, buscando o esclarecimento da sociedade sobre a urgência da vacinação das bancárias e bancários.
“Depois de muita luta, finalmente nós bancários somos incluídos no PNI. Isso já deveria ter acontecido desde o início, mas infelizmente o governo nos colocou como prioritários para o trabalho, mas não para a vacinação. A imunização da categoria traz consigo muito mais segurança para os bancários, para seus familiares e para as milhares de pessoas que passam pelos bancos diariamente. Por isto, este é um momento de alegria e uma vitória de todos bancários que, por meio do Sindicato, não mediram esforços para que fosse reconhecido as condições de risco que estamos trabalhando desde o início da pandemia”, considera Paulo Barrocas, secretário Geral do SEEB/VCR.
No âmbito estadual, a diretoria do SEEB/VCR somou forças ao demais sindicatos e à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe para pressionar o secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, e com o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, em reunião no dia 25 de maio. Agora, após a inclusão no PNI, o movimento sindical já se articula para que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) inclua a categoria no grupo prioritário e os municípios iniciem a vacinação.
No último dia 11 de junho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu um ofício da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) com a solicitação de inclusão da categoria bancária no PNI contra a Covid-19 pelas mãos das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira e Ivone Silva, presidentas da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, respectivamente.