O contracheque, também conhecido como horelite, é um documento importante registro da relação existente entre trabalhadora(o) e empresa. A partir dele é possível obter informações sobre o salário recebido e os impostos e taxas descontados, além de servir para comprovação de renda e de vínculo empregatício.
Fornecer ao trabalhador o contracheque é um dever da empresa, previsto por lei no Art. 464 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante à(ao) funcionária(o) tenha conhecimento dos seus ganhos e dos impostos e outras taxas, benefícios, adiantamentos que são descontados do total da sua remuneração.
Mas porque é importante armazenar sem prazo determinado o contracheque? Em muitas situações de irregularidade que demandam acionar recursos administrativos e jurídicos, este é o documento comprobatório de prova da argumentação. Diante disso, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região orienta que todas bancárias e todos bancários conservem e armazenem sempre este documento. Em caso de recebimento de arquivo digital, é prudente também imprimir e ter o arquivo físico.