O X Congresso Regional dos Bancários, realizado nos dias 20 e 21 de maio de 2016, obteve ampla participação da categoria, onde foram discutidos temas ligados ao cenário político e econômico, e votadas alterações importantes no estatuto da entidade.
Mais de 150 delegados foram eleitos em toda a base territorial e estiveram presentes no evento que teve como destaque a diversidade de opiniões e a democracia nos debates, considerando que o Congresso é o fórum máximo de deliberação da categoria.
A abertura, realizada na sexta-feira (20), contou com um debate após as palestras de Ruy Medeiros, advogado, historiador e professor da Uesb; Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe; Manoel “Mané Gabeira” Rosa, diretor-executivo da Intersindical; e Juliana Donato, representante dos bancários no Conselho de Administração do Banco do Brasil. No sábado, dia 21, a economista e supervisora do Dieese-BA, Ana Georgina Dias, apresentou dados sobre a economia e a lucratividade dos bancos.
Nos dias que antecederam o evento, foram realizadas reuniões com Juliana Donato, representante dos bancários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, e Humberto Almeida, Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da CASSI. As reuniões aconteceram nas agências do BB de Vitória da Conquista, Brumado e Itapetinga, e tiveram como objetivo informar e tirar dúvidas dos bancários.
Para a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, a realização do congresso foi fundamental para a discussão do atual contexto vivido pela categoria. “Foi uma grande oportunidade dos bancários ouvirem opiniões de representantes das diversas correntes sindicais com debates ricos e argumentação político partidária, além de ter acesso e poder de voz e voto nas alterações estatutárias da entidade. É com a participação de todos que fortalecemos a luta da categoria”, conclui.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "