O evento será transmitido para todas e todos interessados pelo canal do youtube da entidade e as delegadas e delegados participarão por meio da plataforma Zoom.
Amanhã (5), a categoria bancária filiada ao Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participa do XI Congresso Regional. O encontro terá início às 9h e terá na programação debates que tem como tema central “Combater o capitalismo: pela vida, por emprego, direitos e democracia”.
O Congresso é o fórum máximo de deliberação do Sindicato, onde são discutidas as propostas de alteração do estatuto que rege a entidade. Para garantir a pluralidade de ideias e proposições, o encontro é aberto para todas as bancárias e bancários filiados, que podem contribuir com o seu direito de voz. Os encaminhamentos são votados pelos 141 delegados eleitos, nas 45 cidades da base.
Na abertura, Hermelino Neto, presidente da Federação de Bancários da Bahia e Sergipe e Juvândia Moreira, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, estarão presentes na atividade para saudar os participantes. Além disso, representantes de outros Sindicatos dos Bancários e de entidades representativas de outras categorias também marcarão presença.
A programação que antecede a revisão do estatuto da entidade, terá duas mesas de debate. A primeira mesa temática, Desafios do Movimento Sindical frente aos ataques do governo Bolsonaro, contará com a presença de Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, e Márcia Lemos, professora da Uesb e da Unidade Classista. Já no segundo debate, Ana Georgina Dias, do Dieese e Clemente Lúcio, sociólogo e professor universitário, vão discutir as transformações do ambiente de trabalho dos bancários.
“Este sábado será marcado por um momento importante para organização das trabalhadoras e trabalhadores de bancos de Vitória da Conquista e Região. Vamos promover debates cruciais para entendermos o momento que estamos vivendo. Teremos também a possibilidade de discutir e indicar alterações no estatuto para que o Sindicato esteja preparado para enfrentar os próximos anos de luta. Contamos com a participação de todas e todos para que estejamos cada vez mais fortalecidos para os enfrentamentos”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.