No último dia 6, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou do debate “Reforma trabalhista, direito do trabalho e a importância da participação política”, realizado na UFBA. O evento foi organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST e APUB Sindicato com o objetivo de trazer os principais impactos para os trabalhadores, caso essa reforma seja sancionada.
As alterações nas leis trabalhistas e da Previdência, juntamente com o ajuste fiscal fazem parte de um projeto com um viés neoliberal, que busca superar a crise de superprodução do capital a partir de retiradas e direitos dos trabalhadores.
Em mais de 50% das mudanças nas relações de trabalho realizadas em 110 países, o que se propunha a ser uma modernização do trabalho, tinha como objetivo reduzir a proteção ao emprego e facilitar o processo de demissão. No Brasil não tem sido diferente: as iniciativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário visam promover mudanças nas regras e normas trabalhistas. De forma contraditória à propaganda que gira em torno delas, o resultado será a precarização do trabalho
Buscando informar a categoria para o debate, o SEEB/VCR diponibiliza os quadros comparativos, produzidos pelo DIAP, onde são apresentados os pontos de mudança das reformas. Confira:
Quadro comparativo da Reforma Trabalhista
Quadro comparativo da Reforma Previdenciária