Nem tudo está perdido no Brasil. O TRF5 (Tribunal Regional Federal) manteve liminar que impede o governo Temer de iniciar os estudos para a privatização da Eletrobras. A decisão dá fôlego aos trabalhadores das estatais, inclusive dos bancos públicos, que lutam contra o desmonte das empresas.
Para ganhar o apoio da opinião pública, o governo alega que a venda da empresa é fundamental para reduzir o endividamento da União. Também argumenta que a conta de luz do brasileiro vai baratear. Mentira.
As usinas da Eletrobras vendem a energia mais barata do país, em torno de um quarto do praticado pelo mercado. Portanto, a tendência é o consumidor ter de desembolsar ainda mais dinheiro. Sem falar que a privatização coloca em risco a segurança energética.
Batalha Judicial
A sentença do TRF5 confirma a decisão da primeira instância da Justiça Federal de Pernambuco. A batalha ainda não terminou. O governo desrespeita o desejo do povo e atropela tudo para atender ao grande capital. Mas, sem dúvidas, a decisão do judiciário é importante para o país. As empresas públicas são fundamentais para a soberania nacional.
Fonte: SBBA