O segundo dia do X Congresso Regional dos Bancários começou com um café da manhã na sede do SEEB/VCR. Após o credenciamento, a categoria prestigiou a palestra da economista e representante do Dieese-BA, Ana Georgina Dias.
Ana Georgina explanou sobre o atual cenário econômico do país e como as alterações orçamentárias afetam a categoria bancária. "É importante que o Sindicato promova eventos como este para fortalecer o movimento dos bancários neste momento de retirada de direitos", explica.
Logo após a palestra, foram realizadas as propostas de alteração no estatuto do SEEB/VCR. De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Maia, é importante a participação da categoria na tomada de decisões para que haja uma maior legitimidade na atuação do Sindicato. "O estatuto é importante para resguardar a atuação do Sindicato em relação às demandas da categoria, e suas alterações servem para atualizar e formalizar as regras aprovadas pelos bancários", afirma.
A forte presença dos bancários mostra, mais uma vez, o poder de mobilização que a categoria possui. Para a bancária Maria Madalena Silva, da CEF de Paramirim, o Congresso é uma oportunidade de fortalecer a luta dos trabalhadores. "É muito importante a categoria estar se reunindo e discutindo questões como o estatuto do Sindicato, por exemplo. Às vezes, para nós que trabalhamos em outra cidade, é interessante a ver o que está sendo feito. Um evento como este fortalece muito o movimento sindical", explica.
De acordo com o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a participação da categoria superou as expectativas. "Percebemos que este foi um dos maiores congressos de bancários já realizados em nossa base. A diversidade de opiniões expostas pelos palestrantes e pela categoria contribuiu para o enriquecimento das discussões e legitimou as decisões tomadas durante o encontro", conclui.