Para o Bradesco, a fusão com o HSBC está completa e bem-sucedida. A declaração dada aos meios de comunicação na última semana está no mínimo equivocada ao ser confrontada com a realidade de caos nas agências, relatada por clientes e funcionários do banco, desde o dia 8 de outubro, quando foi efetuada a migração de 5 milhões de correntistas que eram do banco inglês para o Bradesco.
Enquanto os clientes reclamam falhas nas contas, inclusive para receber os salários, atraso na entrega de cartões e dificuldades em acessar a internet banking, quem paga o pato também são os funcionários. Bancários relatam que estão sem período de almoço, realizando jornadas extenuantes, muitas acima de dez horas, com sobrecarga de trabalho e vários outros problemas.
Diante do caos, o movimento sindical enviou ofício ao Bradesco solicitando reunião com o banco, o quanto antes, para discutir a incorporação e seus impactos. O banco concordou em debater os problemas e marcou reunião na próxima quarta-feira, 26. A reunião será às 13h, na sede do banco, em Osasco, região metropolitana de São Paulo.
O banco está implantando a fusão ‘a toque de caixa’ e a falta de planejamento adequado prejudica bancários e clientes. Há relatos que configuram exploração, com jornadas desumanas e condições de trabalho inadequadas. O banco precisa entender que um processo de fusão como este não pode ser feito desta forma, levando os trabalhadores à exaustão. É inadmissível que um banco do porte do Bradesco não tenha até o presente momento resolvido estes problemas. O que vem acontecendo com funcionários e clientes é um desrespeito.
Alguns problemas encontrados em todo o país
– Jornadas de trabalho não estão sendo respeitadas, chegando ao cúmulo do funcionário de seis horas, dobrar a jornada, sem uma hora de almoço;
– Agências com filas imensas, pois os trabalhadores não tiveram treinamento adequado, para atender clientes no sistema Bradesco, gerando inúmeras dúvidas;
– Sistema “caindo” direto;
– Agências sem caixas;
– Desrespeito às leis trabalhistas com alterações na jornada e em conquistas, como o plano de saúde;
– Telefone de suporte para cliente e para funcionários não funcionam.
– NET empresas (antigo Connect banking HSBC), nem sempre funciona conforme as instruções passadas.