Uma importante ferramenta está disponível para auxiliar os trabalhadores brasileiros no momento de escolher os seus representantes no Poder Legislativo: a plataforma “Quem foi Quem no Congresso”. Clique aqui e confira.
O site foi criado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e possui informações sobre como votaram deputados e senadores em temas de interesse social e da classe trabalhadora.
O Diap estabeleceu cinco critérios para escolha dos temas votados no parlamento. O primeiro foi “a importância da matéria sob os pontos de vista político, econômico e/ou social”. Depois, o registro nominal do voto; o “grau de disputa” entre oposição e situação; se o projeto votado é de caráter permanente ou temporário); e clareza do item em relação ao objetivo.
“O universo de temas é abrangente, indo desde votações de interesse direto e imediato dos trabalhadores, passando por deliberações sobre temas de interesse geral, como mudanças estruturais que impactem o papel do Estado e marcos regulatórios específicos como de meio ambiente, fiscal e econômico, dentre outros”, afirma o comunicado da entidade. O trabalho é inédito nesse formato.
A iniciativa remete a um levantamento pioneiro do próprio instituto. Em 1988, o Diap lançou o livro Quem foi quem na Constituinte (Cortez Editora e Oboré Editorial), radiografia das posições dos parlamentares nas questões de interesse dos trabalhadores, que resultaram na Carta promulgada em 5 de outubro daquele ano.