O processo eleitoral iniciado no Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região com o lançamento do edital no início de setembro teve seu desfecho na noite da última quinta-feira, dia 17. A Chapa 1 (Chapa dos Bancários) foi eleita com 659 votos e estará à frente da gestão do SEEB/VCR no triênio 2017-2019.
Duas chapas se inscreveram e participaram do pleito: a Chapa dos Bancários, com Paulo Barrocas concorrendo à presidência, e o Sindicato de Verdade, com Saulo Santana para presidente. Foram 12 dias de intensa campanha eleitoral em toda a base do SEEB/VCR.
Nos dois dias de eleição, 847 bancários votaram nas 15 urnas itinerantes, que percorreram as agências de Conquista e região, além da urna fixa que permaneceu na sede do SEEB/VCR. Neste ano, pela primeira vez, foram elaboradas guias em Braille, para que bancários com deficiência visual pudessem participar de forma igualitária e com o sigilo necessário.
O escrutínio dos votos foi realizado com a presença de três juntas apuradoras compostas por três mesários e um fiscal de cada chapa, devidamente credenciados pela Comissão Eleitoral, que contou com a participação de Márcia Lemos, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB), como membro da comissão eleitoral. Estiveram presentes também representantes da imprensa local e da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
Para a diretora Representante da Federação, Sarah Sodré, a eleição é fundamental para o exercício da democracia dentro do movimento sindical. “É por meio do processo eleitoral que o bancário tem a possibilidade de mudar os rumos do Sindicato. Observou-se uma ampla participação da categoria, com baixo índice de votos brancos e nulos. O resultado da eleição demostra a escolha por um Sindicato com independência partidária, que trabalha com ética e transparência em sua gestão, buscando lutar sempre pelos direitos dos trabalhadores”, conclui.