Nesta sexta-feira (25), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participa, em conjunto com outros sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e estudantis de Vitória da Conquista, além da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, da mesa-redonda Novembro Negro. O evento acontece das 14h às 19h, na sede da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), no campus da universidade.
Com o tema “Ancestralidade: Memória e Cultura”, o encontro tem o objetivo de levantar discussões sobre o movimento negro na atual conjuntura e os desafios a serem enfrentados.
Na oportunidade, serão apresentados diversos momentos culturais para enriquecer os debates sobre o racismo estruturalizado em nossa sociedade.
O presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, participa da mesa-redonda. “Nesse mês da Consciência Negra, além de cobrar políticas públicas para o povo negro e reforçar o combate ao racismo, as entidades da sociedade civil também precisam ter esse compromisso de avançar no debate com a população preta e com as entidades do movimento negro para reforçar a visibilidade às pautas e a cultura das populações de matrizes africanas no Brasil. Esse é o norte para a nossa participação na construção conjunta desse evento”, conclui.