Nesta semana que antecede o natal, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região dá continuidade ao trabalho de base. Na última quinta-feira final de ano a diretoria realizou trabalho de base e entrega do último jornal informativo deste ano nas cidades de Itapetinga, Planalto, Itambé, Jussiape, Livramento e Brumado.
No último dia 12, a agência de Jussiape foi alvo de explosão pela segunda vez no período de 2014-2016. Desta vez o alvo foi o cofre, o que comprometeu toda a estrutura física da agência. Até o momento, os funcionários estão trabalhando na agência de Rio de Contas, localizada a 50 km, sem nenhuma previsão de início de reforma. O banco ainda não se posicionou e nem realizou vistoria. Esta falta de comunicação tem gerado angustia aos bancários que temem que o banco feche a agência.
Em Itapetinga, na agência do Banco do Nordeste foi possível constatar mais uma vez a sobrecarga de trabalho e a grandes filas no banco, que são recorrentes na região.
Para Jornan Almeida, diretor Financeiro do SEEB/VCR, o trabalho de base é uma importante ferramenta para reconhecer a realidade da categoria. “ Sempre que realizamos trabalho de base conseguimos perceber os problemas diários da precarização do trabalho bancário. Tanto no que diz respeito a falta de diálogo do banco com seus funcionários, como no caso de Jussiape, como no caso de Itapetinga que acaba sendo uma rotina a sobrecarga para os bancários na região”, ressalta.