Home / Movimento Sindical / Após 59 anos, ex-funcionário do Bradesco Osmar Pereira volta ao trabalho

Após 59 anos, ex-funcionário do Bradesco Osmar Pereira volta ao trabalho

O cofundador e ex-diretor do sindicado dos Bancários de Feira de Santana, Osmar Pereira Ferreira, que trabalhava no Banco da Bahia, foi preso e torturado física e psicologicamente por 12 dias, (tendo a psicológica levado muito mais tempo) pelo regime militar. No dia 20 de abril de 1964, ao ser libertado, se apresentou à agência de onde foi preso, e foi demitido pelo banco no mesmo dia. E depois de uma longa batalha judicial, Osmar retornou às suas atividades na manhã desta segunda-feira (15/5).

Atualmente advogado, Osmar Ferreira, 80 anos, trabalhava como chefe do setor de cobrança do Banco da Bahia – incorporado ao Bradesco em 1973, quando foi demitido, após ser preso por ter relação com a Juventude do Partido Comunista Brasileiro e ser Dirigente Sindical.
No entanto, o ex-bancário possuía estabilidade sindical, pois, em 1963, foi eleito suplente do presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Feira de Santana e não poderia ter sido demitido.

“E hoje Osmar voltará a exercer as suas atividades. É uma vitória para o nosso sindicato e uma grande história de luta. Um sindicalista que foi torturado pelo regime militar e passou anos em busca da sua reintegração. É um sinal claro que a democracia e a paz vencem sempre e que não toleraremos mais nenhuma espécie de golpe. Nós do Sindicato também estamos trabalhando cada vez mais na garantia dos direitos da categoria, segundo firmes e fortes na luta, contra as perversidades dos bancos”. Disse o presidente do Sindicato, Eritan Machado.
A diretoria do Sindicato esteve presente e reconduziu Osmar de volta ao seu emprego que lhe foi retirado de forma irregular quando tinha apenas 21 anos de idade.

Vale destacar que todos bancários e bancárias podem denunciar os abusos dos bancos e/ou gestores, através do nosso site: www.bancariosfeira.com.br ou pelo telefone: (75) 3623 – 2422 ou ainda através do whatsapp: (75)99127.6674. Sua identidade será resguardada.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Feira de Santana.

Veja Mais!

21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Categoria bancária comemora data junto com avanços na CCT: abono de ausência aos trabalhadores PcD …