Na manhã desta segunda-feira (24), o Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina, na Austrália, goleando o Panamá, por 4 a 0. O destaque brasileiro foi a atacante Ary Borges, que marcou três gols e se isolou na artilharia do mundial, e ainda foi responsável pela assistência genial que terminou no gol de Bia Zaneratto.
Com a vitória, o Brasil lidera o grupo F, com três pontos, seguido por França e Jamaica, que conseguiram apenas um ponto, após o empate sem gols entre as duas seleções no último domingo (23).
Na próxima rodada do grupo, o Brasil enfrenta a França e pode se classificar antecipadamente para as oitavas-de-final, caso ganhe sua partida e o jogo entre Jamaica e Panamá termine empatado.
Goleada, Brasil
Com muitas tabelas pelas laterais e trocas de passes envolventes, as brasileiras dominaram a frágil seleção panamenha desde o princípio da partida. Lelê, a goleira do Brasil, foi uma audiência de luxo na partida e quase não foi exigida.
Foi pela lateral esquerda que o Brasil construiu sua vitória. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Debinha acertou um cruzamento preciso, que encontrou Ary Borges sozinha, atrás da zaga panamenha. A meio campista brasileira só testou para o fundo do gol, marcando1 x 0 para o Brasil.
O segundo gol foi parecido. Tamires recebeu na esquerda, levou a bola até o fundo e cruzou. No meio da área, Ary Borges cabeceou e a goleira Bailey, que teve boa atuação, evitou o tento brasileiro, mas no rebote a meio-campista fez o segundo gol.
Na abertura do segundo tempo veio a obra de arte da seleção brasileira. De Tamires, para Debinha, que deu uma letra espetacular para Adriana, responsável por cruzar a bola na área. Ary Borges domina já de frente para Bailey e opta por não finalizar, mas dar um passe de calcanhar para Bia Zaneratto, que chuta no ângulo. Golaço, Brasil 3 x 0.
O quarto tento veio à moda do jogo. Geysa foi ao fundo e cruzou a bola para Ary Borges, sozinha dentro da área, que cabeceou entre as pernas da goleira panamenha. Brasil, 4 x 0 e ótima estreia da seleção.
Na saída de campo, em entrevista às emissoras credenciadas pela Fifa, Marta, que entrou durante o jogo, celebrou a estreia. “O jogo inteiro mostrou isso. Depois que fizemos o quarto gol, fomos para cima, continuamos tentando fazer mais. As meninas que entraram estavam com vontade de fazer mais um golzinho, isso é normal. O que criamos hoje é fruto do trabalho coletivo que estamos fazendo há bastante tempo. Esperamos que continue assim a Copa inteira, para quem sabe a gente conquistar o título no final.”
Fonte: Brasil de Fato.