É incontestável a história de luta e resistência do Sindicato dos Bancários da Bahia. Conhecido nacionalmente pelo trabalho na defesa dos direitos dos trabalhadores e de cobrar melhorias para a população, a entidade completa 91 anos no domingo, 4 de fevereiro.
Desde 1933 defende o emprego de pais e mães de família que cuidam da vida financeira de cada brasileiro e ainda colaboram diariamente para aumentar o lucro dos bancos, apesar da desvalorização por parte das empresas.
A diretoria da entidade percorre todo o Estado para dialogar com os trabalhadores da base e conhecer as demandas específicas de cada região. Além disso, representa a base em reuniões, negociações com os bancos e na campanha salarial para garantir a manutenção dos direitos sem perdas.
Com O Bancário, único jornal diário do movimento sindical de todo o país, o Sindicato leva informações à categoria e toda sociedade, sempre olhar classista, na defesa do trabalhador.
Mas, nem tudo é luta. O lazer é fundamental para tornar a vida mais leve e o Sindicato se liga nessa pauta, com eventos memoráveis, a exemplo do Forró dos Bancários, do Dia de Lazer dos Aposentados, e o “filho mais novo”, o Verão Bancários. Também ainda o Prêmio Alice Bottas e a Corrida.
Fonte: SBBA.